Logo GameStark

Virtual Boy

Virtual Boy foi o primeiro e único videogame 3D do mundo. Foi lançado pela Nintendo em Agosto de 1995. Na período do lançamento, os jogos Galactic Pinball, Mario’s Tennis, Red Alarm e Teleroboxer também estavam disponíveis.

Mesmo a Nintendo tendo um acordo com a Blockbuster Video para divulgação do Virtual Boy em suas lojas, esse aparelho foi o primeiro erro grave que a Nintendo teve no ramo dos videogames. Prometendo mais do que conseguia cumprir, o aparelho teve pouca aceitação no mercado deixando de ser fabricado pouco mais de um ano depois de seu lançamento.

Estes eram os problemas encontrados no Virtual Boy:

O preço inicial era de US$ 180,00 e cada jogo custava em torno e US$ 40,00. Era um preço alto para um aparelho de 2 cores com alguns jogos lançados.

A quantidade de jogos que foi produzida era ridícula, e a qualidade era muito inferior aos jogos que eram produzidos para o Super Nintendo.

Os anúncios diziam que o Virtual Boy era um aparelho portátil, porém, um aparelho só pode ser considerado portátil quando o mesmo possa ser jogado em qualquer lugar. O Virtual Boy necessitava de um mesa onde pudesse ser apoiado. (Há algumas informações sobre um acessório que quando encaixando no Virtual Boy, permitia prender o aparelho na cabeça do jogador. Não sei se esse acessório chegou a ser lançado).

O aparelho conseguia produzir somente duas cores, vermelha e preta. Isto, porque se fosse colorido as baterias teriam pouca duração e o sistema custaria 3 vezes mais, e o efeito 3D que o console fazia não era muito empolgante.

Crianças com menos de 7 anos não podiam jogar, pois poderia atrapalhar o desenvolvimento dos olhos.

A própria Nintendo recomendava um descanso a cada 15-30 minutos caso contrário os jogadores poderiam ter enxaqueca. A maior parte dos jogos lançados vinham com a opção auto-pause para lembrar os jogadores de descansar.

No Brasil, o Virtual Boy podia ser encontrado em qualquer loja especializada no gênero, mas eu não tenho certeza se o aparelho chegou a ser lançado oficialmente pela Gradiente.

Fonte: Video-Games History
Fabricante: Nintendo
Especificações Técnicas: Processador: NEC V810 RISC 32bit, Clock: 20mHz / 18MIPS1Kbyte
Memória: DRAM 512Kbyte P-SRAM
Tela: RTI (Reflection Technology Inc) SLA (P4)
Resolução: 384x224 (4 cores com 32 níveis de intensidade)50.2Hz h-scan
Som: 16bit Stereo
Alimentação: 6 Baterias AA (9V) ou fonte externa (10V)
Controle: 6 botões
Cartuchos: 256k x 16 -1024k x 16 rom (512k - 2048k), 0 - 8Kbyte