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Super Nintendo

Após o grande sucesso do NES e com o mercado de 16-bits ficando cada vez mais forte com o Turbo Grafx-16 da NEC e o Genesis da Sega, toda a atenção foi voltada para a Nintendo e seu plano para lançamento do sucessor do NES nos Estados Unidos. Essa atenção se agravou ainda mais depois do lançamento do Super Famicom no Japão em 1990 e o enorme sucesso de vendas que foi por lá.

Chegava então em 13 de Agosto de 1991 o Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como SNES).

O primeiro modelo vendido acompanhava console, 2 controles, os cabos necessários e o jogo Super Mario World, a um preço de US$ 199,00.

Muitos acreditavam que o SNES conseguiria atingir rapidamente o sucesso alcançado pelo Super Famicom no Japão, porém isso não aconteceu. Os principais fatores que levaram a isso foram a falta de retrocompatibilidade com o NES e o console Sega Genesis já estar no mercado a pelo menos 4 anos, tendo ótimos jogos de esporte e conversões do arcade (além do ótimo jogo Sonic the Hedgehog), e ainda por cima custar em torno de US$ 50,00 a menos que o SNES. Tecnicamente, o Super Nintendo era superior ao seus concorrentes (com exceção de sua CPU muito lenta). Mais cores, maior resolução, e alguns recursos no hardware que dinimuiam o processamento na CPU. O principal deles é o "mode 7".

Com esse recurso o fundo ou um objeto podia sofrer escala e/ou rotação, criando efeitos que até aquele momento não podiam ser realizados (exceto quando desenvolviam rotinas no próprio jogo, mas que consumiam muito o processamento da CPU e a memória do aparelho).

Como esse tipo de recurso foi muito bem recebido pelo público, a Nintendo começou a produzir novos processadores que seriam incorporados no próprio cartucho, melhorando os recursos que seriam utilizados pelo jogo.

No total foram produzidos 3 chips adicionais para os cartuchos do SNES. São eles:

- DSP: Sigla de "Digital Signal Processor" (Processador de Sinal Digital). Esse chip permitia recursos mais avançados ao Mode 7, livrando ainda mais o trabalho da CPU. O jogo Super Mario Kart usava esse chip.

- Super FX: Esse chip permitia a utilização de gráficos poligonais 3-D. Usava um processador RISC (Reduced Instruction Set Computer) que realizava com extrema rapidez cálculos aritméticos aumentando para 10,5Mhz a velocidade do SNES. O cartucho com esse tipo de chip continha contatos adicionais na placa de circuito impresso. O primeiro jogo a utilizar esse chip foi Star Fox. Nessa mesma base foi lançado o Super FX 2, que podia chegar a velocidades duas vezes mais rápidas que o chip FX original, deixando o SNES com 21,0Mhz.

- C4: Esse chip foi criado pela Capcom, para aprimorar os efeitos de transparência. Foi usado nos jogos Mega Man X2 e Mega Man X3. Idêntico ao Super FX, o C4 também utiliza contatos adicionais.

Com esse tipo de tecnologia, o Super Nintendo alcançou o sucesso esperado por volta de 1994/1995, com a chegada de excelentes jogos e a grande maioria das empresas já se voltando para o mercado de 32-bits (especialmente a Sega, sua principal concorrente, que deixava o mercado de 16-bits). As vendas do SNES começaram a cair no ano de 1996, quando o mercado já sentia a força dos aparelhos de 32-bits (em especial o PlayStation da Sony) e o próprio Nintendo 64.

Seguindo os mesmos passos do NES, a Nintendo lançou um nova versão do SNES (batizado informalmente como SNES 2 / SNES Baby / SNES Jr.) em 20 de Outubro de 1997. O pacote vinha com o console, 1 controle e o jogo "Super Mario World 2: Yoshi's Island" ao preço de US$ 99,00.

O Super Nintendo deixou de ser produzido oficialmente em 1999. Estima-se que foram vendidos em torno de 20 milhões de aparelhos somente nos Estados Unidos e 29 milhões no mundo todo.

No Brasil o SNES foi lançado em 1994, já pela Playtronic (união da Gradiente e da Estrela). Porém a versão nacional não teve muito sucesso, porque o mercado já estava "inundado" de aparelhos importados.

Fonte: Video-Games History
Fabricante: Nintendo
Especificações Técnicas: Principal:
Unidade de Processamento Central (CPU): 16-Bit – CMD/GTE 65C816 (Western Design Center) customizado (CISC) 5A22 e contem 2a03.
Clock: 1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 Mhz (variável)
Memória (RAM) Cache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)
Gráfico:
Unidade de processamento de imagens (PPU): 16-Bit
Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)
Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
Paleta de cores: 32,768
Número máximo de cores na tela: 256
Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
Número máximo de sprites: 128 sprites
Som:
Processador (APU): Sony SPC700; 8-Bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz
Canais de som: 8 canais Sony S-DSP
Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
PCM (Pulse Code Modulator): 16-Bit
Som estéreo digital
Outros:
Resposta do controle: 16ms
Adaptador entrada: 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
Adaptador saída: 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)
Mídia de armazenamento: cartucho com 4 MB (4096 Kilobytes)
Sistema de cores: NTSC (60hz): EUA, Japão; PAL (50 Hz): Europa; PAL-M : Brasil