Logo GameStark

Neo Geo CD

Em 1993 a SNK começou a trabalhar em um adaptador de CD para o Neo Geo (no mesmo estilo do Jaguar CD).

Este acessório seria a solução para os donos do Neo Geo, que em vez de pagarem mais de 200 dólares por um cartucho de Neo Geo, poderiam pagar entre 60 e 70 dólares pelo mesmo jogo em CD.

Porém a SNK abandonou esse projeto porque o Neo Geo não havia sido projetado para receber um adaptador de CD, consequentemente o custo desse adaptador seria alto demais.

A SNK decidiu por lançar um novo console. Em 1994 era lançado então o Neo Geo CD.

Um edição limitada do Neo Geo CD foi fabricada logo no começo da comercialização desse console. Esta edição vinha com a tampa para o CD frontal e automática no mesmo estilo da primeira versão do Sega-CD. Somente 2500 unidades desse console foram produzidas. Acredita-se que o custo desse console era alto, então a SNK decidiu por lançar a versão com tampa de CD manual, que reduziria o custo do aparelho.

O Neo Geo CD tem basicamente as mesmas características técnicas do Neo Geo. As principais diferenças são: drive de CD-Rom de 1x (é óbvio), mais memória (56 Mbits), Memory Card interno.

A principal desvantagem do Neo Geo CD em relação ao Neo Geo é o tempo de carregamento dos jogos em CD. Como o drive de CD é de 1x os jogos (principalmente os de luta) demoram algum tempo para serem carregados para a memória. Esse problema de carregamento é visto em jogos com mais de 106Mbit de memória.

Algum tempo depois, a SNK lançou o Neo Geo CDZ. Este aparelho gerou algumas polemicas pela Internet. Algumas pessoas dizem que o aparelho é equipado com um leitor de CD's de dupla velocidade (2x), outras pessoas dizem que o Neo Geo CDZ tem melhor aproveitamento do "cache". O Neo Geo CDZ foi lançado somente no Japão.

O Neo Geo CD tem alguns jogos exclusivos que não tiveram versões em cartucho. Alguns deles são: Samurai Shodown RPG e Crossed Swords 2.

No Brasil, o Neo Geo CD foi oficialmente lançado pela Neo Geo do Brasil.

Fonte: Video-Games History
Fabricante: SNK (Shin Nihon Kikaku)
Especificações Técnicas: CPU: 16bit 68000chip rodando a 12Mhz com um chip Z80 de 4Mhz. Ela pode fazer 4.096 cores na tela e 380 sprites de uma só vez com 3 planos ao mesmo tempo.
Som: Chip de som stereo Yamaha com 13 canais.
Memória: 7Mb DRAM, 512K VRAM e 64K SRAM.
Resolução: 320 x 224
Paleta de cores: 65,536 cores
RAM interna: 56 Mbits
Mídia de armazenamento: CD ROM, Drive de 1x que também reproduz CDs de áudio.