Logo GameStark

Nintendo 64

Em 23 de Agosto de 1993 a Nintendo anunciava o desenvolvimento de um avançado video-game de 64-bit em parceria com a Rare e com a Silicon Graphics (conhecida pelas máquinas que fizeram os efeitos especiais de Jurassic Park e Exterminador do Futuro 2).

O codinome dado para esse projeto era "Project Reality" (Projeto Realidade).

A Nintendo decidiu por entrar diretamente no processamento de 64-bit, para poder ter uma plataforma mais avançada que os video-games de 32-bit que já estavam no mercado da Sega e Sony (Saturn e PlayStation respectivamente). Porém, a Nintendo decidiu por continuar usando cartuchos, alegando que os CD-Rom não tinham velocidade suficiente para processar os complexos gráficos 3D que o "Project Reality" iria ter.

Em 23 de Junho de 1994, a Nintendo finalmente oficializou o nome do "Project Reality" de Ultra 64. Durante a CES desse mesmo ano, a Nintendo mostrava para um público seleto a portas fechadas os dois primeiros jogos do Ultra 64: Killer Instinct e Cruis'n USA.

A partir desse ponto, diversas empresas (Williams, Virgin, Electronic Arts, entre outras) anunciaram o desenvolvimento de jogos para o Ultra 64, aumentando a expectativa sobre o novo console.

No final de 1995, a Nintendo já tinha o console pronto para ser apresentado com seu nome definitivo: Nintendo 64.

Depois que as primeiras imagens e demos do jogo Super Mario 64 (criado por Shigeru Miyamoto) foram mostrados, todos no mundo dos games estavam ansiosos pelo lançamento do impressionante console.

Em 20 de Junho de 1996 era lançado oficialmente no Japão o Nintendo 64. O versão americana chegava ao mercado 3 meses depois, em 29 de Setembro de 1996 alcançando enorme sucesso. O primeiro carregamento de 350.000 unidades foi vendida em apenas 3 dias.

O controle do Nintendo 64 e outro item que impressiona. Apesar de grande, o controle tem ótima empunhadura, e permite que o controle seja utilizado em pelo menos 3 posições diferentes. No controle, encontra-se o tradicional direcional (em forma de sinal de mais "+"), direcional analógico, 6 botões na parte frontal, 2 botões na parte superior (L e R) e um na parte traseira (este botão pode muito bem ser utilizado para utilizar o controle como um revólver). Este controle permite o encaixe de alguns acessórios já lançados. O Memory Pack, que permite gravar a posição do jogo em que a pessoa parou e o Rumble Pack que faz com que o controle vibre de acordo com a ação no jogo. Esse acessório foi lançado juntamente com o Star Fox 64.

O Star Fox foi um dos maiores sucessos da era Super Nintendo, conseguindo sucesso equivalente em sua versão para Nintendo 64.

O jogo do Nintendo 64 mais aguardado pelos jogadores (e mais adiado pela Nintendo) foi sem dúvida nenhuma "The Legend of Zelda: Ocarina of Time". Ótimo jogo de RPG que começou sua história no antigo NES.

Para manter seu console vivo por mais tempo, a Nintendo começou a trabalhar em 1998 em um novo periférico: O 64 DD (Disk Drive). O periférico permitia usar discos ópticos, e outros recursos não dispoíveis no Nintendo 64. Depois de vários problemas e adiamentos no lançamento, em meados de 1999, o 64 DD era lançado no Japão. Poucas unidades foram vendidas, e poucos jogos lançados. A Nintendo tinha planos de lançar o 64 DD no mercado americano, mas como o mercado japonês não recebeu o aparelho com muita alegria, a Nintendo decidiu cancelar o lançamento americano.

Alguns acessórios interessantes foram lançados para utilizar com o 64 DD, entre eles um mouse (que acompanhava o jogo Mario Artist), modem e um teclado.

No ano 2000(?), a Nintendo aumentou a linha de cores disponíveis do Nintendo 64 se baseando em cores de frutas, batizada de "Linha Multisabores". Todos os aparelhos são translúcidos (transparentes) e estão disponíveis nas seguintes cores: Anis, Tangerina, Jaboticaba, Kiwi, Uva e Cereja.

No Brasil, o Nintendo 64 foi lançado pela Gradiente (que detêm os direitos da Nintendo aqui no Brasil).

O principal problema do Nintendo 64, principalmente no Brasil, é o preço de seus jogos. Os cartuchos custam um pouco mais caro que os jogos para aparelhos que trabalham com CD's. Mas a vantagem disso é que não existe nenhuma mensagem do tipo "Loading".

Fonte: Video-Games History
Fabricante: Nintendo
Especificações Técnicas: CPU: MIPS 64-bit RISC CPU (série R4000 customizada)
Velocidade do Clock: 93,75 Mhz 
Velocidade de Transferência: Máximo de 4500 Mbits/segundo
Co-processador: RCP:SP (processador de gráficos e som) e DP (processador para desenho de pixels) incorporados.
Velocidade do Clock: 62,5 Mhz
Resolução: 256 x 224 até 640 x 480 pontos modo de apoio flicker free interlace
Cores: Placa de vídeo/paleta de 32-bit RGBA (4.294.976.296 cores), saída de vídeo colorida de 21 bit
Processamento Gráfico: Z buffer; Anti-aliasing; Mapeamento de textura realista; Tri-linear filtered mipmap interpolation; Correção de perspectiva; Mapeamento de ambiente
Memória: Rambus D-RAM 36 Mbit; 4 MB de RAM; Data de Bus interno de 128 bits; O sub-sistema Rambus D-RAM permite transferências de até 562.5 MB/Seg; Bus “Rambus”de 8-bit de até 500 MHz
Áudio: Até 16-bit stereo a 44,1 KHz (qualidade de CD); Algorítmo de compressão ADPCM; Até 100 canais PCM
Dimensões: L258mm (10.23”) X P189mm (7.48”) x A72mm (2.87”)
Peso: 1,1 kg