Logo GameStark

Nintendo 8 Bits

Em 1984 a grande maioria das empresas fabricantes de video-games dos Estados Unidos descobriram o que acontecia quando a produção de jogos se tornava medíocre: FALÊNCIA.

Muitos acreditavam que nunca mais os video-games conseguiriam ter sucesso, até porque os jogos produzidos entre os anos de 1983/1984 eram muito ruins (com algumas exceções), então as pessoas tinham a visão de que nada bom e divertido poderia ser produzido.

Mas já em 1983 os americanos escutavam um som vindo do oriente. Esse som era das vendas do Famicom no Japão.

Hiroshi Yamauchi, presidente da "Nintendo Co. Ltd" do Japão na época, queria a todo custo entrar no mercado americano. Esse trabalho ficou a cargo de Minoru Arakawa, genro de Hiroshi Yamauchi, que em Maio de 1980 já havia fundado a "Nintendo of America".

Inicialmente a Nintendo tinha planos de encontrar um parceiro para a distribuição do Famicom nos Estados Unidos. Em 1983 uma das primeiras empresas a ser procurada foi a Atari. O acordo seria para a Atari distribuir o Famicom (que seria batizado de "Nintendo Enhanced Video System") para qualquer lugar fora do Japão. Esse acordo estava tão próximo de ser firmado que seria assinado na CES (Consumer Electronic Show) de Junho do mesmo ano. Porém o acordo não foi adiante porque a Atari viu a Coleco demonstrando o jogo Donkey Kong para seu computador pessoal, o Adam, e assumiu que a Nintendo estaria também fazendo um acordo com uma de suas principais concorrentes.

O mais interessante dessa história hoje em dia é imaginar o que aconteceria se a Atari não visse o Donkey Kong da Coleco e tivesse firmado o acordo com a Nintendo. Provavelmente teria abandonado o Famicom (ou "Nintendo Enhanced Video System"), assim eliminando um concorrente do seu aparelho, o Atari 7800. E ainda nesse cenário imaginário ver que na época do acordo com a Nintendo, a Atari perdia 2 milhões de dólares por dia, e a única coisa que a mantia longe da falência era a Warner Communications (hoje AOL Time Warner), dona 20% da Atari.

Minoru Arakawa decidiu então produzir o aparelho por conta própria. Começou então o desenvolvimento do "Advanced Video System", com o design sendo feito por Lance Barr (que ainda trabalha na Nintendo of America), e que seria muito parecido com um computador pessoal. Primeiros protótipos do AVS: Foto 1, Foto 2 e Propaganda.

A idéia era apresentar o AVS na feira CES de Janeiro de 1984, o que acabou acontecendo. Porém o aparelho não foi muito bem recebido. Outra tentativa foi realizada na CES de Junho de 1984 o que levou Arakawa a abandonar o projeto e começar tudo novamente do zero, já que o público infantil americano não estava interessado em escrever programas em BASIC e armazená-los em fitas K7. O que eles realmente queriam era diversão sem muito trabalho para chegar até ela.

O AVS era um protótipo interessante, que lembra muito um computador MSX. E seus acessórios também não ficavam para trás. Controle, teclado, teclado de música, pistola, controle para simuladores, gravador para armazenar dados, tudo sem fio, através de infra- vermelho.

Lance Barr e Don James começaram novamente a trabalhar no design do aparelho. Os primeiros modelos exibiam controles fixos, e na parte de trás uma porta extra, onde a Zapper ou qualquer outro controle poderia ser ligado, assim como é no Famicom. Alguns dos esboços: Desenho 1, Desenho 2, Desenho 3, Desenho 4 e o Desenho Final.

Os designers chegaram perto da versão final na CES de Junho de 1985, onde novamente Arakawa pode exibir o aparelho ao público, já com seu nome final de "Nintendo Entertainment System", ou NES. Dessa vez a reação na feira foi muito melhor do que no ano anterior, ainda mais com a exibição do R.O.B. (Robot Operating Buddy), um robô que se movimentava de acordo com a ação que acontecia na tela. Porém, mesmo com tudo apresentado na CES, os compradores não estavam muito interessados no NES, o que levou a Nintendo a montar diversos Displays em lojas, se comprometer a retirar estoques não vendidos, aceitar pagamentos para até 90 dias e ainda montar uma programa para licenciar jogos batizado de "Nintendo Seal of Quality", onde só seriam licenciados jogos que atendessem os seus padrões mínimos de qualidade. Isso tudo foi devido aos jogos ruins produzidos antes de 1984, fazendo com que as lojas tivessem receio de que os fracassos do passado se repetissem novamente com o aparelho da Nintendo.

O lançamento oficial do NES foi em 18 de Outubro de 1985, uma sexta-feira. A versão lançada (conhecida como "Deluxe Set") custava US$ 249,00 e consistia do console, 2 controles, a pistola Zapper, o robô ROB, e os jogos Duck Hunt e Gyromite.

A febre japonesa em 1985 era um jogo chamado "Super Mario Bros.". A Nintendo não perdeu tempo, e lançou uma nova versão do NES chamada de "Action Set" (vendida por US$ 199,00). Dessa versão foram retirados o ROB e o jogo Gyromite e no lugar foi colocado o jogo Super Mario. Nesse momento era criado um dos mais conhecidos personagens de todos os tempos, o encanador "Mario" (que na grande maioria das vezes vem acompanhado pelo seu irmão "Luigi") e fez da versão "Action Set" a mais bem sucedida versão do NES.

Além dessas duas versões, ainda tinha a "Power Set" que tinha os mesmos itens da versão "Action Set" porém adicionando o controle "Power Pad" e o jogo "World Class Track Meet".

Com um marketing extremamente agressivo a Nintendo conseguiu mudar o rumo da história e transformar o NES em um dos maiores sucessos de todos os tempos. Até as pessoas que achavam que os video-games tinha chegado ao fim mudaram de opinião, porque realmente o NES trazia uma diversão que não se via a muito tempo.

Com o passar do tempo os jogos foram ganhando mais qualidade e diversão, e com um política rígida e uma concorrência quase zero, a Nintendo facilmente conseguiu dominar o mercado americano.

Mesmo com a chegada do "Master System" da Sega em 1987, que tecnicamente era melhor que o NES, a Nintendo conseguiu se manter no topo das vendas de aparelhos e jogos. Inclusive nesse mesmo ano, o NES se tornava o brinquedo mais vendido da América, e o jogo "The Legend of Zelda" era o primeiro a vender mais de 1 milhão de unidades.

Isso ocorreu também pelo tipo de política que a Nintendo impunha sobre os fabricantes de jogos, onde a empresa que fabricasse um determinado jogo para o NES, fabricaria SOMENTE para o NES, e para mais nenhum outro aparelho.

A parte ruim do NES e da Nintendo era a política de pagamentos de "Royalties" das empresas produtoras de jogos para a Nintendo. Além dos 20% que já ficavam para a Nintendo, todos os jogos deveriam ser encomendados para a própria Nintendo, ou seja, as empresas não podiam fabricar seus próprios cartuchos. E os 20% eram pagos sobre o total comprado da Nintendo e não o que era realmente vendido pela empresa produtora do jogo. Isso significava que se uma empresa encomendasse 1 milhão de cartuchos os "royalties" seriam pagos sobre 1 milhão de cartuchos. Caso a empresa vendesse somente 700 mil unidades, os 300 mil restante (e seus "royalties" já pagos) seriam prejuízo da própria empresa.

O NES criou muitos clássicos, que são lembrados (e copiados) até hoje, como o próprio jogo do Mario, além de Metroid e Zelda/Link, e de jogos de empresas parceiras como "Mega Man" da Capcom, "Tartarugas Ninjas" da Konami, "Ninja Gaiden" da Tecmo e RPG's famosos como "Final Fantasy" da Square e "Dragon Warrior" da Enix.

Depois do mercado americano foi a vez do mercado Europeu. Ron Judy foi o encarregado de repetir o sucesso do NES nos Estados Unidos por toda a Europa, porém a tarefa não seria fácil porque o Master System já havia sido lançado por lá e o marketing da "Nintendo of Europe" não chegava nem aos pés da "Nintendo of America" (e até mesmo nos dias de hoje isso ocorre). AS vendas foram regulares, nada que chegasse perto dos Estados Unidos ou do Japão.

As vendas do NES começaram a cair no ano de 1991, já com a chegada da era "16-bit", e claro, principalmente por causa do Super Nintendo e seu "Super Mario World". Mesmo assim duas novas versões do NES foram lançadas. A "Basic Set" consistia no console e 2 controles e a versão "Sport Set" que incluia tudo da versão "Basic Set" e mais o adaptador para 4 controles "NES Satellite" e 2 jogos em 1 cartucho, "Super Spike V'Ball" e "World Cup Soccer".

O último suspiro do NES foi em Dezembro de 1993 com o lançamento de um NES totalmente reformulado (também conhecido como "NES Top Loader"), com o preço de US$49,99.

O NES foi totalmente descontinuado em Dezembro de 1994 com o lançamento de seu último jogo, o "Wario's Woods".

Sem dúvida nenhuma o NES foi o aparelho que deu nova vida ao mercado de games fazendo com que essa "febre" dure até os dias de hoje.


O NES no Brasil

A Playtronic (união das empresas Gradiente e da fabricante de brinquedos Estrela) lançou o "Nintendo Entertainment System" no Brasil em 1993. Mesmo sendo vendido em supermercados e lojas especializadas, infelizmente o NES original acabou passando despercebido pelo público porque naquele momento o mercado já era praticamente dominado pelos aparelhos 16-bits (principalmente pelo Mega Drive da Tec Toy) e na fatia de 8-bits que ainda restava, o Master System (também da Tec Toy) e diversos clones do NES (como o Phantom System da própria Gradiente) já eram encontrados em todos os cantos do Brasil. Inclusive a própria Playtronic com o lançamento do Super Nintendo contribuiu no ofuscamento do NES, e não podia ser diferente, já que a diferença entre o lançamento nos EUA e no Brasil foram de apenas "8 anos".

Pelo lado positivo o NES brasileiro foi totalmente produzido por aqui, fato inédito já que todos os aparelhos eram produzidos exclusivamente no Japão.


Bom... essa é a história do NES, um dos aparelhos obrigatórios para colecionadores e amantes de games.

Fonte: Video-Games History
Fabricante: Nintendo
Especificações Técnicas: CPU: 6502, rodando a 8-bit
Memória RAM: 2kb
Video RAM: 2kb
Memória de programação do game: 128K, 32K, 16K ou 8K Bytes, 1 Meg, 256K, ou 64K Bits
Memória de programação do personagem: 128K, 32K, 16K ou 8K Bytes, 1 Meg, 256K, ou 64K Bits
Cores: 52 Disponíveis, 16 Exibidas simultaneamente
Sprites: no máximo 8 por linhas, tamanho máximo de 8x16 pixels, tamanho mínimo de 8x8 pixels
Resolução: 256 x 240 pixels
Precessador: 8-bit PPU (Picture Processing Unit)
Clock: Speed 2 Mhz
Áudio: 5 canais mono (4 analógicos e um digital)
Joysticks: 2 (4 com um adaptador de 4 vias)
Mídia de armazenamento: Cartucho